Não tem nada que segure o bom humor quando você fica arrumada de arrasar e depois de algumas horas os cabelos começam a ficar oleosos, e daí para um ninho de mafagafos é um pulo. A oleosidade dos cabelos afeta um grande parcela da população e no verão a situação tende a se complicar.
Quem tem as madeixas lisas geralmente sofre mais com a oleosidade dos cabelos que ficam com o aspecto pesado e empastado. A cabeleira crespa e cacheada também sofre, a única diferença é que oleosidade permanece mais na raiz e os problemas de caspa podem se agravar nessa situação.
Se você tem o costume de ficar passando as mãos no cabelo o tempo todo, pode ir perdendo essa mania, pois isso ativa as glândulas a produzir mais gordura. Exposição excessiva ao sol, lavar os cabelo com água muito quente, excesso de produtos na raiz do cabelo, secador de cabelo em excesso, são alguns dos fatores que deixam os cabelos mais oleosos.
Dicas para eliminar a oleosidade dos cabelos
– Cuidado com os xampus para cabelos oleosos, eles tendem a deixa os cabelos mais ressecados. Use somente na raiz do cabelo e não precisa esfregar muito.
– Não empaste o seu cabelo com condicionador, se for usar passe do meio para as pontas dos cabelos. Para finalizadores a regra é a mesma.
– Evite lavar os cabelos com água muito quente, isso ativa a produção de gordura do cabelo, lave sempre com água fria;
– Lave seu cabelo todos os dias! Essa história de que lavar os cabelos todos os dias faz o cabelo ficar oleoso é história. A higiene adequada nos cabelos previne a caspa e a queda de cabelo.
– Se você faz escova progressiva é comum que os cabelos fiquem mais oleosos. Para isso tente usar somente xampu (sem sal) nas raízes e couro cabeludo e usar um condicionador específico nas pontas dos cabelos para hidratar os fios.