fbpx

Eu testei – Estou com Pneumonia com muita tosse por causa de uma gripe mal curada – Saiba como evitar

Tudo começou com muita dor de cabeça, nariz escorrendo feito um chafariz, dor de garganta que queimava feito fogo. Depois evoluiu para muita tosse com catarro…

Depois de passar 2 meses com uma gripe e depois com mais de um mês de tosse com muito catarro (palavra nojenta né), eu comecei a ficar preocupada com o que estava acontecendo. Será que era pneumonia? Sim, infelizmente minha gripe tinha evoluível para uma terrível pneumonia.

Informações que pesquisei sobre a tosse com catarro

A tosse com catarro é um mecanismo de defesa do organismo na tentativa de eliminar as secreções do sistema respiratório, principalmente dos pulmões.

Na maioria dos casos, a tosse com catarro surge quando há uma inflamação dos brônquios ou pulmões e, pode surgir em qualquer pessoa, no entanto, é mais comum em pessoas fumadoras ou com o sistema imune baixo e, o médico mais indicado para diagnosticar e tratar problemas respiratórios como a tosse é o pneumologista.

Geralmente, a tosse com catarro transparente, não é preocupante e pode ser sinal de gripe ou resfriado. No entanto, além dessa tosse, pode ocorrer:

Tosse com catarro e falta de ar: pode ser sinal de bronquite, que deve ser tratada com o uso de remédios receitados pelo médico;

Tosse com catarro verde ou com catarro amarelo: pode ser sinal de infecção bacteriana e o tratamento deve ser orientado pelo médico;

Tosse com catarro e com sangue: pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias e, por isso, é importante consultar um médico para que se possa investigar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O catarro pode-se concentrar na garganta e dificultar a respiração, tornando a voz rouca e, para que este seja eliminado é necessário fazer um nebulização com soro para facilitar a saída das secreções. Leia mais em: Nebulização para sinusite.

O que fazer na tosse com catarro

Quando o indivíduo tem tosse com catarro transparente deve:

Fazer nebulização com soro para diminuir a espessura e quantidade do muco, ajudando a respirar melhor ou inalando água quente fervente ou água quente do chuveiro;

Beber no mínimo 2 litros de água, suco ou chá por dia, para fluidificar as secreções, facilitando a sua retirada;

Tossir sempre que sentir a presença de secreções, não engolindo as secreções.

Em alguns casos, pode ser necessário tomar remédios como um xarope para a tosse como no entanto, é importante consultar o médico.

 

E voltando ao meu caso…

Os médicos começaram me dando xarope no início da gripe, que já dava sinais de ser “daquelas de derrubar paredes”. Tomei por duas semanas e nada. Depois fui a um outro médico que me tratou com homeopatia. Achei que ia funcionar, mas isso pode até funcionar no antes, mas não no durante. Aprendi depois de tomar 4 xaropes de 40 reais, gotinhas e tal.

Voltei no médico convencional, implorei para me dar um antibiótico, expliquei o que sentia e como não conseguia dormir com a tosse persistente e com muito muco que não parava de produzir. Enfim me deram o Cipro, porém a dosagem foi indicada de forma errada. O médico me mandou tomar 1 por dia, e na verdade deveria ser de 12 em 12 horas, pelo menos no meu caso que já havia avançado para uma pneumonia.

 

Informações que eu pesquisei sobre a pneumonia

242341dc047727a34e4831904692e0f6-315_21009a461fc308d80fb29462748440b219c-315_210

Os primeiros sintomas de pneumonia nos adultos incluem febre acima de 37.8ºC, dificuldade para respirar e arrepios de frio, que podem surgir de forma repentina ou ir se instalando aos poucos, principalmente quando o sistema imune está enfraquecido, após uma gripe ou devido a doenças auto-imunes, por exemplo.

A pneumonia é uma inflamação do pulmão que provoca o acúmulo excessivo de líquido dentro dos alvéolos pulmonares, que é uma região do pulmão responsável por trocar o dióxido de carbono por oxigênio, dificultando a respiração e produzindo a sensação de falta de ar.

Principais sintomas de pneumonia

59325d0cd0b8cea553527f7ede098190-315_210 a19641dec53c7db9a805867be2ea6721-315_210

Os sintomas mais comuns de pneumonia são:
Febre acima de 37,8ºC;
Dificuldade em respirar;
Tosse seca que após alguns dias passa a ter catarro amarelado, esverdeado ou com sangue;
Aumento dos batimentos cardíacos;
Dor no peito;
Dor de cabeça e dores musculares;
Calafrios e transpiração, principalmente à noite;
Cansaço e sonolência que podem deixar o indivíduo abatido.
Os sintomas são os mesmos tanto na pneumonia viral como na bacteriana, no entanto, no caso de pneumonia viral a febre não é tão alta e, normalmente, não ultrapassa os 38ºC.

Pneumonia mata 1,6 milhão por ano no mundo

A pneumonia é a doença infecciosa que mais mata no mundo e é particularmente preocupante entre crianças e idosos, que têm sistemas imunológicos incompletos ou já deteriorados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infecção é responsável por 1,6 milhão de mortes por ano no mundo e por 18% de todas as mortes de crianças de até 5 anos. Ela pode dar origem a infecções generalizadas, além de causar falência de múltiplos órgãos – a começar pelo pulmão.

E voltando ao meu caso

Eu estava sentido tudo isso ai descrito acima e pude ver isso depois de uma radiografia e de exame de sangue que detectou uma infecção com número de acima de 21 mil enquanto o normal é 10 mil.

Depois de tomar por mais de 5 dias para de 12 em 12 horas, voltei a refazer o exame de sangue e não havia melhorado quase nada. A taxa baixou apenas para 18 mil. E a tosse persistia dia e noite, sem me deixar dormir, trabalhar comer sem ter vontade de vomitar a cada acesso de tosse. Na hora que o alimento passava na garganta que está toda surrada e irritada, a tosse começa e ai eu não consigo comer. A tosse é tão forte que me provoca refluxo, resultado eu só posso beber. Ai o remédio foi apelar para alimentação liquida. Isso me rendeu alguns quilos a mais, a parte boa da história, mas fora isso tem sido um verdadeiro inferno.

Voltei ao médico, desta vez para implorar internação, medicação na veia o que fosse. O medo era que a infecção voltasse, que eu tivesse uma recaída ou que a infecção se espalhasse. Ai a coisa poderia sair do controle. Ele pediu exame de tudo! Escarro, RX do pulmão, seios da face e hemograma completo de novo. (Tô com as veias parecendo uma peneira).

Era feriado, fui ao hospital com todos os exames e desta vez uma médica muito competente e interessada me atendeu, lamentou que eu não tivesse tomado o Cipro de 12 em 12 horas, o que teria resolvido o meu caso. Agora a coisa seria mesmo a intravenosa. E para não me internar por 10 dias e ter que passar o Natal no hospital, ela me indicou Ceftriaxona 1 mg intravenosa. Me aplicaram uma ali mesmo no hospital. No dia seguinte tive que ir comprar as restantes, o problema é que aqui é uma cidade pequena e não consegui encontrar. Tive que comprar intramuscular que dói mais, por ter que ser aplicada no bumbum. Mas paciência é o que eu teria que fazer.

O resultado de toda essa saga é que estou no quinto dia da medicação, finalmente estou constatando uma melhora. A crise de tosse está mais espaçada mas ainda tenho, e o muco está mais seco e soltando com mais facilidade. Consigo dormir algumas horas à noite e sempre que mudo de lado a tosse volta. Ai eu tusso bastante, vou ao banheiro fico meia hora cuspindo e depois volto pra tentar dormir até a hora que consigo. Sempre que acordo tomo água. Aliás a indicação é tomar pelo menos 2 litros de água por dia, e eu tenho tomado muito mais do que isso.

O que eu quero com esse resumo da minha pneumonia é fazer um alerta a quem costuma achar que uma gripe pode ser tratada apenas com remédio simples mesmo que ela passe de uma semana. Fiquem atentos, uma gripe com tosse por mais de uma semana já é uma indicação de que você precisa tomar um antibiótico. Então procure o médico, faça exames e veja qual é o remédio indicado.

No meu caso eu não fui negligente, procurei o médico quando passou de uma semana, mas ele achou que um simples xarope iria resolver e deu no que deu. Na segunda vez escolhi a hora errada para começar um tratamento contra alergia com homeopatia, quando na verdade precisava mesmo era de um antibiótico o mais urgente possível. Se isso tivesse acontecido, tomar o antibiótico de 12 em 12 horas e não a cada 24 horas teria evitado evoluir para uma pneumonia.

Relato do Quinto dia de tratamento com medicação intramuscular – Ceftiaxona

Para amenizar a garganta irritada eu tenho tomado chá de gengibre com mel e hortelã, mel com limão e xarope para expectorar e uma pastilha para garganta para antes de deitar. Muita água o dia todo e a noite também, mais de 2 litros de água. Tenho tentado repousar, evitar mudança de temperatura. Mesmo no quinto dia de tratamento, ainda tenho tosse, suador noturno. Por isso vou voltar depois para contar como será o sexto dia de tratamento.

O sexto dia de tratamento não foi muito diferente do que o quinto, ainda tenho tosse e cuspo muito muco. Sendo que o catarro está um pouco mais seco e solta sem muita dificuldade. Continuo acordando à noite, mas tendo menos sudorese.

No sétimo dia comecei a acreditar que ia melhorar, senti a respiração mais livre, menos catarro e soltando mais fácil. Ainda tenho acesso de tosse e na hora da crise ele sai facilmente.

No Oitavo dia, menos tosse e menos crises. Mas ainda tenho tosse e o catarro está se soltando mais facilmente ainda. E está diminuindo. Consegui dormir um pouco melhor que antes e sem aquela sudorese dos outros dias. Mas dormi com o ar ligado de forma indireta, não direcionado para o lado da cama, apenas para refrescar o ambiente. Nos outros dias era obrigada a ficar ligando e desligando o ar porque tinha calafrios e outras horas sudorese e calorão. O ar ressecava muito a garganta que está bem irritada. Mas agora está ficando mais fácil para dormir, embora eu me levante muito para urinar e para beber água. Bebo 1 litro de água por noite. Amanhã será o nono dia, mal posso esperar para acabar e fazer o exame para constatar que está tudo bem.

O meu nono dia de tratamento foi parecido com o dia de ontem. Melhorando para respirar, crise de tosse espaçadas e com catarro soltando mais fácil.

Décimo dia de tratamento com a injeção intramuscular. Bem, a dor na região que eu tomo as injeções (bumbum) é grande, parece que não tem mais lugar para furar, mas tem que ser. De ontem para hoje achei que estaria livre do catarro, mas ele ainda está se soltando e eu por indicação médica estou tomando mais um xarope para acelerar esse processo que segundo informações ainda vai durar um dias. O ideal é que que o muco todo seja expelido para que não fique nenhum resíduo nos pulmões. Continuo cansada, mas estou aliviada pelo fim das injeções e por estar me sentindo melhor. Sinceramente dá medo ficar tossindo por mais de dois meses, expelindo e fabricando muco e se sentir mal o tempo inteiro.

Agora me sinto cansada o que é normal depois de tanto tempo sem dormir direito, tossindo muito e sentindo dores. Agora estou como se tivesse chegado ao final de uma maratona. Estou aliviada e com muita vontade de dormir por uns 3 dias se fosse possível.

Dois dias depois de terminar as injeções eu ainda estava tossindo e expelindo muco. Tô tomando xarope e chupando pastilhas para aliviar a garganta que está irritada depois de tudo. No mais a tosse só acontece quando tenho algum muco preso que está para sair. E continuo cansada, mas é normal, aos poucos eu vou melhorando.

Uma dica:

Se você está com uma gripe já a algum tempo e com tosse por mais de uma semana, para adiantar o processo, antes de ir ao médico vá em um laboratório clínico e peça um exame de hemograma completo. Assim você já vai poder ver se as suas taxas estão alteradas e o médico vai saber o que fazer mais rapidamente.

 

Então é isso, fiquem atentos aos resfriados, gripes e tosses prolongadas.

Estou um “caco”, meu Natal e Ano Novo foram meio chatos, não poderia nem ter viajado por causa do tratamento e não posso comer direito. Então cuidem-se!

Importante:
Nunca tome remédio por conta própria, pode mascarar a sua doença. Consulte o médico sempre.

 

Espero que a matéria sirva para ajudar a quem precisa saber sobre o assunto. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita.
beijos-cidoka-mulher-up21

40 comentários em “Eu testei – Estou com Pneumonia com muita tosse por causa de uma gripe mal curada – Saiba como evitar”

  1. Olá. Acabei de ler seu depoimento. Estou passando por algo parecido. Tive um leve começo de pneumonia, depois de uma sinusite forte.
    O medio me passou 3 dias de ciproprofeno. Tomei os 3 dias mas nao melhorei.
    Passei novamente e prescreveu mais 15 dias de Clavulin BD. Melhorei muito, mas 3 dias apos o termino minha tosse piorou e o catarra do pulmao começou a ficar espesso novamente e um pouco verde.

    quando vc tomou todas as suas doses aconteceu isso com vc? demorou acabar o catarro verde do pulmao?

    1. Olá Francisco, o muco que saia junto com a minha tosse não era verde, a coloração era esbranquiçada e quase transparente, porém com muita quantidade. O muco ao qual você se refere provavelmente saiu do seu sinos, o canal onde se concentra a sinusite, essa área costuma acumular muitos resíduos, poluição e o muco velho fica com essa cor esquisita mesmo. Quanto a pneumonia em si, fiz o exame de sangue e não tenho mais infecção. Mas o mudo demorou muito para sair, só fui ficar melhor depois de 6 meses. Descobri com o tempo que os remédios que estava tomando para controle de glicose e do colesterol aumentam essa produção de muco. Descobri lendo as bulas dos remédios, então suspendi o do colesterol e fui melhorando. Ainda estou com tosse mas apenas por conta do remédio que combate a glicose. Uma coisa que eu tomei e que me ajudou e tomo até hoje, é um suco de inhame toda manhã. Depois se puder volte para contar se você está bem e como foi o seu tratamento. Você pode dar uma olhada sobre ele com mais detalhes nessa matéria aqui >> https://www.mulherup.com.br/saude-bem-estar/os-beneficios-do-inhame-para-a-saude-o-elixir-que-aumenta-a-imunidade/
      Melhoras e obrigada pela visita e pela pergunta.

    2. Na minha infância e adolescência passei por isso várias vezes, até que graças a Deus trabalhei numa grande indústria farmacêutica no exterior e pude conhecer os melhores médicos do mundo… Aí vão as dicas imprescindíveis para reduzir o sofrimento e agilizar a cura…
      VEJA QUAIS REMÉDIOS EXIGIR DE SEU MÉDICO (SEU DIREITO):
      1) Dor de garganta e febre= Antibiótico + Anti-inflamatório (para tirar a dor)
      2) Tosse com ronco forte e febre= Antibiótico + Anti-inflamatório (para tirar a dor)
      3) Catarro verde ou amarelo= Antibiótico + Anti-inflamatório (para tirar a dor)
      4) Tosse persistente (+ de 7 dias) e dor vias respiratórias= Antibiótico + Anti-inflamatório (para tirar a dor)
      Em casos Pneumonias Graves um bom médico pode até indicar 2 antibióticos diferentes simultâneos para ter um espectro de combate bacteriano mais amplo.
      NÃO SE ESQUEÇA:
      O antibiótico só resolve a causa, que é a infecção. Ele demora de 5 a 14 dias dependendo da gravidade do caso e do antibiótico usado. OS SINTOMAS CONTINUARÃO (febre, dor de cabeça, DOR DE GARGANTA, dor no corpo). Para resolver esses sintomas dessa gripe não curada existem os anti-inflamatórios (os mesmo que você toma quando se machuca). MAS CUIDADO: SE VOCÊ TOMAR SÓ O ANTI-INFLAMATÓRIO (sem o antibiótico) você vai sentir menos dor e febre, mas a infecção estará piorando E VOCÊ PODE ACABAR NA UTI OU ATÉ PIOR.
      CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO (De preferencia um Pneumologista) E LEIA A BULA DOS REMÉDIOS RECEITADOS.

  2. Ola, estou com uma tosse chata e um pouco mais longa, mais de 6 meses rs. Fui ao pneumo esta semana, e ele acha que tenho asma, mas estou fazendo exames. Me identifiquei muito com seu quadro, porem nao tenho tanta febre.. Vomito… Apesar de ter um refluxozinho por tanta tosse. Ar condicionado e ventilador pioram bastante. E assustador ter um sintoma tao desconfortavel e persistente desses e por um certo tempo. Ao pesquisar na net sobre “catarro transparente” vi sua historia e resolvi contar a minha. Vou esperar os exames para falar o que se passa realmente e contar mais detalhes. Fico feliz por ter melhorado e a sim, estou aplicando no nariz nasonex para rinite e symbicort para asma … E a tosse melhorou muito, mas de vez enquando ela aparece como que para lembrar firmemente estoy aqui… Deus abencoe e que sua saude esteja 100% bjuuu

  3. Olá, seu depoimento é muito importante.
    Estou com uma tosse há mais de 3 meses e com catarro verde grosso.
    Fui ao médico e tomei tudo que foi pedido. No entanto não tive melhoras, não sei mais o que fazer, a tosse melhorou um pouco, mais o catarro está horrível.

    1. Olá Analice, faça todos os exames para verificar o seu grau de infecção. Faça também o exame para tuberculose, eu fiz e deu negativo, mas o exame de sangue mostrou infecção alta. Faça seus exames e cuide-se bem. Desejo melhoras e Obrigada pela visita e pelo comentário.

  4. Kelly Cristina Muçouçah

    Em nenhum momento te passou pela cabeça q poderia ser tuberculose? Afinal, tanto tempo de tosse e suores noturnos são sintomas. Não chegou a fazer Bk?

    1. Olá Kelly, eu fiz o exame para tuberculose e deu negativo, felizmente. E de qualquer forma meus sintomas não eram para tuberculose. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  5. Tenho uma BB de 1 ano e 4 meses foi diagnosticado pneumonia hoje ta com 11 dias tomando amoxicilina o médico receitou por 14 dias,,,no começo ela não tinha tosse mas de ontem pra cá começou hoje tossiu tanto que até vomitou,fiquei preocupada quase corria pra emergência achando que ela estivesse piorado,,mas acho que essa tosse é normal,o medico mesmo suspendeu o uso de xarope falou que ela tem que tossir mesmo pra poder sair,,mas aí penso ,com vômito o que me dizem??

    1. Olá Neuza, sugiro que você pergunte isso ao médico. Não dá para diagnosticar por aqui, eu apenas descrevo no post o que aconteceu comigo, fique atenta e peça informações para o médico dele. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  6. Lacy Almeida Santana Rosa

    Realmente seu depoimento foi muito importante para conscientizar as pessoas sobre os perigos de uma gripe mal curada. Já tive pneumonia duas vezes, fiz tratamento ambulatorial com muito antibiótico e inalações fiquei boa por muito tempo.Agora estou com uma tosse produtiva, que já dura muito tempo, mas já marquei consulta com o meu pneumo. Vamos ver no que vai dá. Bjs!!

  7. Oi! Eu estou com Pnemumonia. Faz 8 dias. Remédios
    Médicos e antibióticos
    A dor na melhora! Sinto dor nas costas forte na região do pulmão
    Catarro. Já fiz exames e raio x
    E mesmo a danada. Não vi vc mencionando sobre dor a não ser na garganta !

    1. Olá Laiza, tive dor sim e muita. Mas passou depois da primeira semana. Desejo melhoras, se cuida. Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

  8. Muito esclarecedor, os médicos, nnão nos falam todas as possibilidades e acabam tratando como algo comum. Minha sinusite durou um mês consecutivo, mesmo tomando amoxicilina com clavulanato, meu peito carregou muito uma catarro verde escuro muito denso, comecei a ter dificuldades para respirar voltei na minha médica aí iniciei o tratamento com ciftriaxona só duas gramas por dia, nao recomendo fiquei tão fraca que cheguei ao ponto de nnão conseguir levantar da cama, relatei a mmédicae ela diminuiu a dosagem e esta me dando vvitaminas na veia junto ao antibiótico, ainda estou em ttratamento, só que não tão cansada. Mas pela asua descrição e pelo meu raio X ja estava com ppneumonia e a médica nao falou nada, fui pesquisar agora eéestou vendo que minha ssituação é mais preocupante do que eu pensava, para mim era só sinusite. Precisamos de mais blogs como esse.

    1. Olá Denise, a verdade é que temos que ficar atentas ao que alguns médicos falam. O que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer pessoa, independente da classe social. Espero que você se restabeleça, passe aqui depois pra contar como você está. Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

    1. É fácil Adriana. Bata no liquidificador 2 inhames descascados com o suco de um limão. Coar e tomar na hora. Não tem gosto ruim e o único sabor que você vai sentir é quase todo do limão mesmo.
      Bjs!

  9. Acho que vou ao médico!
    A quatro dias começou uma febre, comecei a tomar remédios para gripe. Como e de costume, a febre sempre vai e volta, mas a dois dias comecei a tossir muito, com catarro verde. A noite tenho transpirado muito, mas a febre não estou sentindo mais. Será possível que uma gripe tenha virado pneumonia tão rápido?

    1. Olá Felipe, é possível sim. Sugiro que você realmente vá ao médico, procure fazer o exame de sangue e verifique se realmente está com infecção. Quanto antes você for medicado melhor. Desejo melhoras

  10. Luana giopato

    Olá estou há 7 dias com tosse me auto mediquei no 4 dia pq tive alergia,fui ao médico há 3 dias estou tomando a medicação mas o cansaço a tosse não diminuiu,antibiótico e acebrofilina e não melhora quase entro em pânico de tanto tossir,antes o catarro era amarelo esverdeado agora branco quase transparente muito cansaço..devo esperar mais o tratamento ou vou a outro médico?! Na dúvida estou ,queria saber no começo da sua medicação parecia q não estava fazendo efeito?! Não fui identificada com pneumonia só estou com infecção no pulmão segundo ele (medico) leve a partir de que dia vc sentiu a medicação amenizar sua tosse? E só não tenho febre nas sinto calafrios vezes frio tb dor no peito e no corpo gostaria de saber..Obrigada

    1. Olá Luana, eu não sou médica, mas estou entranhando muito o fato de você estar tomando antibiótico e não estar melhor. Sugiro sim que você procure outro médico e que peça os exames necessários, como raio x e exame de sangue para medir a infecção. Se você não correr isso pode se agravar como foi o meu caso. Desejo melhoras e se puder volte para contar como foi. Um abraço e obrigada pela visita e pela pergunta.

  11. Olá meu nome é Ailton,li essa matéria, muito explicativa e boas dicas, acabo de tomar os antibióticos hj e me sinto bem melhor porém ainda com tosse e voz um pouco rouca,vou tomar o chá que vc indica de gengibre com meu é bom né?
    Desde já agradeço,Deus abençoe

    1. Olá Ailton, que bom que você gostou. Confesso que quando eu fiz achei até que talvez não fosse o caso falar, mas queria ajudar a quem por acaso estivesse passando pelo o que eu passei. E que bom poder ajudar alguém na dificuldade né? O chá de gengibre com mel é realmente muito bom, e mesmo que não fosse é gostoso…rs Não esqueça de depois de uma semana de terminar com os antibióticos refazer o exame de sangue para conferir o nível da infecção, se está ok. Porque no meu caso na primeira etapa dos remédios não fiquei nada bem, ao contrário, eles não foram fortes o suficientes e nem pelo tempo necessário. Mas como você falou que se sente melhor acho que está tudo indo bem. Depois passa para contar se melhorou completamente. Vou gostar de saber da sua melhora. Obrigada pela visita e pleo comentário 🙂

  12. Olá, estou a 15 dias me sentido mal. Senti o peito cheio no dia 25 de fevereiro (domingo) no outro dia( segunda) comecei a tossir bem pesado, dois dias após começou a sair o catarro(quarta), mas pouco e com dificuldade. Sentia a cabeça e rosto pesados, fui ao médico e relatei tudo, ele disse que estava com virose e que tinha que esperar os sintomas saírem por aí só. Tomei algumas injeções e e soro e fui pra casa. Daí no outro dia já comecei sentir que meu corpo não estava bem porque só queria ficar deitada. Na sexta feira pela manhã viajei de ônibus que entupiu meu ouvido, que me causou muito mal estar porque meu nariz já estava tapado. Pra terminarem de ficar ruim, na noite do mesmo dia peguei avião (estava voltando de férias), meu ouvido sofreu muito, muita dor. No sábado já estava acabada, corpo doía, rosto doía, tosse, catarro… Fui mais uma vez ao médico e disse TB que era virose, voltei pra casa com uma receita de analgésico. Na segunda fui trabalhar e não aguentei se tanta dor, fui direto na emergência onde fiz um raio x da face e acusou sinusite, me prescreveu amoxilina + clavulanato por cinco dias, não fez efeito algum, continuei com tosse e muito catarro, verde quando saia pela boca e amarelo pelo nariz. Depois que terminou o tratamento voltei no médico e ele me receitou sem exames, prednisona, estou no primeiro dia e sinto uma pequena melhora, meu ouvido direito que estava entopido a 10 começou a melhorar, voltei a sentir cheiro e sabor novamente, não tive dor de cabeça hoje. Ainda estou tossindo e com catarro verde e cansada ainda, já respiro bem melhor. Estou preocupa pelo tempo que estou assim, parece que os dias são longos. Estou a uma semana sem condições de trabalhar.
    Será que devo fazer algum exame pra saber se é sinusite apenas ou se estou com pneumonia?
    Foi ótimo ler esse artigo me ajudou muito e tirou dúvida, obrigada.
    Beijos e melhoras a todos. Ah! E se cuidem gente, não é só tomar remédio e pronto não, alimentem bem e bebam muita água.

    1. Olá Sulla, fazer o exame é de suma importância para confirmar ou não se você está com pneumonia. Depois disso caso você esteja, e espero que não. Você vai poder ser medicada como se deve. Mas no seu caso, acredito que seja uma gripe com sinusite. Mas o exame de sangue é o mais indicado para você tirar a dúvida e poder ver o que faz. Desejo melhoras. Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

  13. Olá querida só achei esse blog estou no meio da madrugada e espero que me ajude….a mais ou menos 1 mês tive um resfriado sem febre….mas. logo depois fiquei com uma tosse com catarro ( o catarro nunca mudou de cor sempre transparente) nao tenho dor no peito..febre..cansaco…só a tosse mesmo…e eu consigo puxar o mico do nariz para a garganta….mas o que me incomoda é a tosse produtiva persistente.. ..e com 1 mês…fui ao médico ele fez a escuta pulmonar.. .disse para ficar tranquila que não era pneumonia e sim uma sinusite bacteriana resceitou amoxilina.. descongestionante Nasal….loratadina e nimesulina …..minha dúvida é so na escuta da pra saber se está com pneumonia? Visando que nao tenho dores bem febre….mas estou no 3 dia de tosse e não melhora……..ai amiga cruel viu….tomara que me responda e Deus te abencoe
    ..

  14. Talita Rosa

    Adorei o seu relato, infelizmente descobri uma pneumonia bem avançada tem 5 dias,a médica quando viu meu raio logo me disse,se você não começar a tratar agora, você vai morrer…aquilo me bateu um desespero tão grande e um alívio,pois não apresentava sintomas da pneumonia,sentia muita dor nas costas,pernas e sempre que eu andava mais rápido uma falta de ar chatinha,sempre que ia ao médico só me davam remédio para dor e nada resolvia… Qnd fui buscar tratamento fiz exame de sangue e deu uma taxa de infecção muito alta,acima de 21 mil,tirei vários raio x para ver o pq da dor
    Qnd saiu os resultados lá estava a supresa
    Agora estou na sexta aplicação do antibiótico rosefin na veia e claritromicina em casa,não vou negar que essa bomba de antibióticos está acabando cmg,mas já estou vendo leve melhora 🙏🏼❤️

    1. Olá Talita, que bom que você descobri a tempo. Desejo melhoras e não se descuide depois, porque eu fique bem fragilizada depois de me curar. Todo cuidado na pós recuperação também. Obrigada pela visita pelo comentário.

  15. Gente, comecei com uma tosse alérgica a uns 30 dias
    Tomava histamim e expelia uma secreção transparente com a consiatencia de uma gelatina.
    Sempre que expelia essa “gelatina” me.awntka melhor. Mas isso persistiu muito e a tosse foi evoluindo e eu não conseguia mas expelir nada. Foi qdo a 5 dias decair. Não tive febre. Tive calafrios e arrepios, sudorese noturna, falta de ar e acesos de tosse seca sem parar. Me automediquei com xarope antialérgico e bombinha e nada de melhora
    Na segunda a noite procurei a urgência e na escuta o médico já detectou catarro nos pulmões. Prescreveu amoxicilina com clavulanato potássio 875mg 12/12h. Ao comprei o remédio na quarta (ontem) pela manhã
    Tomei apenaa 2 doses e após a segunda dose consegui começar a expelir uma secreção líquida esbranquiçada levemente verde claríssimo. Quando consigo expelir me sinto bem melhor. Não brinquem com tosse. Se persistir procure o médico. O antibiótico pra mim tem.me.ajudado e de forma rápida

  16. Comecei com uma tosse produtiva após instalar um aparelho de ar na minha casa em 15/03/19. Tenho alergia à poeira de cimento e sempre que faço obra em casa, fico doente. Três dias depois comecei a sentir diarreia e vômito. Fui ao médico e ele disse que era virose. Dois dias depois diarreia e vômito eu não sentia mais, porém estava com muita tosse e muito muco amarelo. Voltei umas duas vezes em médicos diferentes. Na escuta disseram que o pulmão estava limpo. Nesse interim começou a surgir uma tosse com falta de ar, voz rouca, incômodo no peito do lado direito somente. Sempre receitam antialérgico e anti-inflamatório. Hj a secreção passou, mas ainda tenho tosse quando acordo, quando faço muito esforço, quando canto sinto a voz soprosa, me incomoda ainda mais que a tosse. Ainda sinto um incômodo no peito. Somente esta semana, quando voltei ao médico, ele pediu um raio x. Receitou outro antialérgico por dez dias. Vamos ver… Estou desconfiada que isso que ficou é referente à refluxo pois lembro que no período de Carnaval estava com aquela sensação de que a comida estava voltando para a garganta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima